Mais de 250 produtores associados à Aprosoja MT participaram de uma Assembleia Geral nesta quinta-feira (5), em Cuiabá, e autorizaram a diretoria a adotar ações estratégicas contra a Moratória da Soja. Entre as medidas, destaca-se a articulação para aprovar leis municipais que impeçam empresas que desrespeitem a livre iniciativa de operar nos municípios produtores de soja de Mato Grosso.
O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, afirmou que a moratória prejudica a competitividade do setor ao impor regras externas desconectadas da realidade local. “Não aceitaremos que empresas interfiram na liberdade econômica dos nossos produtores. É hora de defender Mato Grosso e a soberania do agronegócio,” declarou.
Além do combate à Moratória da Soja, a assembleia discutiu temas estratégicos para 2025, como a atualização do programa Soja Legal e a aprovação do núcleo de São José do Rio Claro. Também foram apresentados os resultados de programas como Agrosolidário e Futuro em Campo, além da destinação de recursos para fortalecer a comunicação do setor, com destaque para a participação em eventos internacionais como a COP30.