|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
Entre os dias 3 e 5 de dezembro, servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) marcaram presença na 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Rio de Janeiro. O evento teve como tema central o futuro da educação brasileira e reuniu parlamentares e servidores de todo o País.
A participação de Mato Grosso do Sul foi promovida pelo Sindicato dos Servidores da ALEMS (Sisalms), com a presença de quatro membros da atual diretoria: Ana Cláudia Gomes (presidente), Edmara Veloso (diretora social), Evellyn Abelha (diretora de comunicação) e Thiago Debesa (diretor jurídico).

A presidente do Sisalms destacou a importância de os servidores estarem integrados com os deputados e a sociedade para a construção de políticas públicas eficazes. “É essencial que o trabalho técnico do servidor público seja reconhecido, pois é por meio dele que as políticas públicas se tornam realidade. Este evento oferece a chance de ouvir diferentes atores e trocar informações que ajudarão no desenvolvimento de ações no Legislativo que beneficiem a população”, afirmou.
Durante a conferência, um dos destaques foi o painel O Papel do Legislativo na Transformação Educacional, com o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, que defendeu a criação de um Sistema Único de Educação para garantir o acesso de todos à educação de qualidade. “É necessário que os políticos lutem pela criação de um sistema de educação que funcione para todos. Hoje, apenas os ricos têm acesso a boas escolas, e o Brasil precisa de uma educação acessível e de qualidade para todos”, afirmou Buarque.

A conferência também abordou o Papel das Escolas Legislativas na Formação dos Servidores nas Políticas Públicas, com a apresentação de iniciativas de cinco escolas legislativas, como os cursos de pós-graduação oferecidos pela Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (Elerj). Maria Alice Tavares, servidora da Elerj, destacou os resultados positivos da mudança de paradigma da instituição, que beneficiou mais de 150 servidores.
O diretor jurídico do Sisalms, Thiago Debesa, ressaltou a importância de eventos como o da Unale para ampliar a troca de experiências e encontrar soluções para os desafios enfrentados pelas assembleias legislativas estaduais. “Essas interações são essenciais para identificar novas formas de resolver problemas cotidianos, levando em conta as semelhanças entre as demandas de diferentes estados”, concluiu.
