O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegaram a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (5) para a inauguração oficial da Suzano, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, localizada em Ribas do Rio Pardo. O evento, que teve início às 9h, reúne autoridades de todo o Brasil para celebrar o maior investimento privado em andamento no País, avaliado em R$ 22,2 bilhões.
A fábrica, que já foi ativada em julho de 2024, ocupa uma vasta área de 857.143 campos de futebol, sendo que 143 mil hectares são destinados à preservação ambiental. O evento, que também conta com a presença de autoridades federais e estaduais, foi precedido por um esquema de segurança reforçado, envolvendo policiais federais e o Exército, em razão da presença da alta cúpula política.
A inauguração oficial, que ocorre no dia 5 de dezembro, marca a expansão da Suzano no mercado global de celulose, destacando-se como um marco na indústria brasileira. Em julho, a inauguração foi realizada para diretores da empresa, mas este evento de hoje visa a oficialização para o público geral.