|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
Mato Grosso do Sul sedia nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3) o 18° Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), evento que reúne magistrados e servidores de tribunais estaduais, federais e outras esferas judiciais para discutir a estratégia nacional do Judiciário. Durante o encontro, serão avaliadas as metas do Poder Judiciário para 2025 e divulgado o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, que reconhece os tribunais que se destacaram nas áreas de governança, transparência e produtividade.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que ressaltou a importância de discutir temas como tecnologia e sustentabilidade no contexto da gestão pública. "Todas as nossas ações têm uma aderência muito grande nessas áreas", afirmou o governador, destacando que a administração estadual tem como pilares a prosperidade, digitalização, sustentabilidade e inclusão.

O evento, que ocorre sob o tema "Comunicação, Tecnologia e Sustentabilidade", também abordará a governança judiciária e a melhoria dos serviços jurisdicionais. Além disso, foi lançado o Jus.br, um portal único do Poder Judiciário que integra os sistemas judiciais de tribunais brasileiros, facilitando o acesso aos serviços jurídicos e promovendo a transparência e a eficiência nos processos.
Em seu discurso, o presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou a importância do diálogo e do respeito mútuo dentro das instituições democráticas. "Nosso objetivo é preservar a dignidade e garantir a justiça em busca da verdade possível, com respeito às diferentes opiniões", afirmou Barroso, destacando a pacificação e a harmonia entre os poderes como essenciais para a estabilidade do país.

Além das discussões sobre metas e governança, o ENPJ inclui o "Encontro de Tecnologia do Poder Judiciário", onde foram discutidos os desafios atuais e as perspectivas para o futuro da área tecnológica nos tribunais brasileiros. Na terça-feira (3), será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, que reconhece as melhores práticas implementadas pelos tribunais no último ano.
