O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a inflação brasileira, impulsionada pela alta nos preços dos alimentos, é resultado da especulação no mercado financeiro. Em entrevista à Globo News, no domingo (1º), Fávaro assegurou que a safra em andamento será boa e que não haverá falta de produtos essenciais no Brasil. Ele mencionou um possível recorde na produção de soja e milho, além de destacar o crescimento do cultivo de arroz e a estabilidade nas produções de feijão e carne.
De acordo com o ministro, a especulação do mercado financeiro, agravada pelo câmbio do dólar a R$ 6, está gerando inflação nos preços dos alimentos. “Com o dólar a R$ 6, gera inflação de alimentos. É nitidamente uma especulação do mercado financeiro”, explicou Fávaro, pedindo confiança à equipe econômica do governo e nas recentes medidas de corte de gastos.
Em relação ao episódio do Carrefour, que anunciou e depois recuou sobre o boicote à carne brasileira, Fávaro garantiu que não há problemas diplomáticos com a França. Ele reafirmou que a situação está superada e enfatizou que o episódio não interferirá no acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que pode ser assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Uruguai, nesta semana.
Fávaro demonstrou otimismo quanto à assinatura do acordo Mercosul-União Europeia, destacando que o tema está "muito maduro" e que o empenho de Lula tem sido fundamental para a negociação. O ministro afirmou que o acordo será benéfico para o agronegócio brasileiro, com uma oferta maior de exportações, mas preservando a indústria nacional e respeitando as cotas e preferências locais de cada país. (Informações Globo Rural)