|
Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.
A Operação Pantanal 2024, realizada ao longo de todo o ano em Mato Grosso do Sul, entra em sua fase de desmobilização, um período essencial para o planejamento e manutenção das ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal. Esta etapa envolve a retirada e revisão dos materiais e equipamentos usados nas operações para garantir que, quando necessário, os recursos estarão prontos para atuar, independentemente da época.

De acordo com a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), a operação vai além do combate a incêndios. Ela engloba diversas atividades ao longo do ano para garantir que o Corpo de Bombeiros tenha sempre condições e estrutura para agir. "Quando houver necessidade, não importa a época, se está em estiagem ou não, teremos a capacidade de enfrentar os incêndios florestais", explicou.

O local de manutenção dos materiais, onde os equipamentos usados nas frentes de combate aos incêndios são enviados, realiza a revisão, conserto e inventário de mais de 400 itens essenciais, como roçadeiras, motobombas flutuantes, e soprovarredores. O subtenente Evandy Segarini explicou que todo o equipamento é registrado e monitorado, garantindo controle e organização das ferramentas para os diversos focos de incêndio ao longo do estado.

Durante o período de desmobilização, a manutenção intensifica-se, aproveitando o tempo das chuvas na região para reduzir os focos e impedir a propagação dos incêndios. "É o momento ideal para dar continuidade à manutenção e preparar os materiais para as próximas operações", disse Segarini. Além disso, no mesmo espaço, são confeccionados abafadores, equipamentos fundamentais no combate direto ao fogo.

A ação de desmobilização da Operação Pantanal garante que, ao final da temporada de chuvas, os materiais estarão em pleno funcionamento, prontos para ser empregados em qualquer momento de necessidade, reforçando a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros diante de possíveis incêndios no bioma pantaneiro.
