|
Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.
Após mais de 80 horas de bloqueio nas estradas e confrontos com a polícia, os moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, liberaram, na tarde desta quarta-feira (27), o tráfego de veículos na MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã. O bloqueio foi iniciado na manhã de segunda-feira (25), como forma de protesto contra a falta de água nas aldeias, a mais populosa do estado, com cerca de 20 mil habitantes.
A interdição também atingiu o anel viário e o acesso ao Hospital da Missão Evangélica Caiuá. O fim da obstrução aconteceu após a assinatura de um termo de compromisso, formalizado em uma reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF), que estabelece ações imediatas para garantir o abastecimento de água nas aldeias.
O termo foi assinado pela secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Lindomar Terena Ferreira, o procurador da República, Marco Antonio Delfino de Almeida, e dez lideranças indígenas, incluindo o capitão da Aldeia Jaguapiru, Ramão Fernandes. Após a assinatura, o documento foi levado ao principal ponto de bloqueio, onde foi lido e aprovado pelos moradores.
Com o acordo, os indígenas, com o apoio de uma máquina da Sanesul, começaram a retirar os entulhos, pneus queimados, galhos e troncos que haviam sido usados para bloquear a estrada. A situação na região voltou à normalidade, permitindo a liberação do tráfego de veículos.
