|
Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.
Um deslizamento de terra ocorrido na manhã desta quarta-feira (27) no bairro de Pernambués, na região da Saramandaia, em Salvador, atingiu ao menos seis casas, deixando várias pessoas soterradas, entre elas uma criança de oito anos. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local realizando os resgates.
De acordo com informações apuradas pela AratuOn, afiliada do SBT na Bahia, duas famílias estavam entre as vítimas atingidas pelas estruturas danificadas. As chuvas intensas que atingem a capital baiana desde sábado (23) são apontadas como a principal causa do deslizamento. Em 72 horas, Salvador registrou mais de 219 milímetros de chuva, o que equivale ao dobro da média histórica do mês de novembro, que é de 108,2 milímetros.
Em resposta aos impactos do mau tempo, a Codesal acionou sirenes em diversas áreas da cidade, incluindo Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso, Calabetão, Bosque Real e Olaria, alertando a população sobre os riscos de alagamentos e deslizamentos.
Além dos deslizamentos de terra, o clima severo tem prejudicado o transporte na cidade. A travessia Salvador-Mar Grande está suspensa desde segunda-feira (25) devido ao mar agitado e ventos fortes que impactam a navegabilidade da Baía de Todos-os-Santos. As escunas de turismo também estão inoperantes, enquanto a travessia Salvador-Morro de São Paulo continua funcionando com conexão em Itaparica.
Para esta quarta-feira (27), a previsão é de continuidade das chuvas moderadas a fortes, com riscos persistentes de alagamentos e novos deslizamentos.
