|
Hoje é Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025.
Milhares de advogados de Mato Grosso do Sul votam nesta sexta-feira (22) para escolher a nova diretoria da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande e nas subseções no interior do Estado. A votação na Capital acontece das 9h às 17h, com um total de 19.469 profissionais filiados.
A eleição ocorre em meio a polêmicas envolvendo a Operação Ultima Ratio, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de venda de sentenças no judiciário estadual. A operação envolveu juízes, desembargadores, advogados e empresários, incluindo a então vice-presidente da OAB-MS, Camila Cavalcante Bastos, que pediu afastamento das suas funções e desistiu de concorrer nas eleições.
Camila e seu pai, o desembargador Alexandre Bastos, são investigados, com o magistrado afastado por decisão do STJ. A PF aponta que o escritório de Camila, que inclui seu irmão, Pedro Henrique, teria sido favorecido por decisões proferidas por Alexandre Bastos após assumir o cargo de desembargador.
Outro implicado é o advogado Diogo Ferreira Rodrigues, filho do desembargador afastado Marcos José de Brito, que também desistiu de sua candidatura ao Conselho Seccional Suplente da OAB-MS. A operação investiga 26 pessoas, incluindo cinco desembargadores afastados e Diogo, com mandados de prisão sendo solicitados pela PF.
