|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou nesta quinta-feira (21) um novo bloqueio de R$ 5 bilhões no Orçamento Geral da União de 2024. A decisão ocorre para adequar as despesas obrigatórias do governo ao limite fiscal estabelecido pelo arcabouço fiscal. Segundo o ministro, o valor pode sofrer uma pequena variação, mas girará em torno desse montante.
"Talvez [o bloqueio] seja um pouquinho menos, um pouquinho mais que isso, mas na casa dos R$ 5 bilhões. É bloqueio porque a receita está correspondendo às nossas expectativas do ponto de vista do cumprimento de meta, conforme a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]", explicou Haddad ao deixar o Ministério da Fazenda no início da noite.
No mesmo dia, o ministro também confirmou o adiamento do anúncio do pacote de corte de gastos, que busca equilibrar as contas públicas em 2025. A apresentação das medidas depende de ajustes finais e da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (25).
"Vamos alinhar com ele [Lula] a redação de um ou outro detalhe, inclusive o acordo feito com [o Ministério da Defesa], que ele soube apenas informalmente por mim hoje. Após a reunião de segunda-feira, estaremos prontos para divulgar. A decisão de quando fazer o anúncio será tomada pela comunicação [do governo], mas os atos já estão definidos", afirmou Haddad.
O bloqueio orçamentário e o pacote de cortes são parte dos esforços do governo para manter o equilíbrio fiscal, em meio à pressão de despesas obrigatórias e à necessidade de cumprir as metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. (Informações SBT News)
