|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso do Sul, inicialmente prevista para a próxima segunda-feira (25), foi remarcada para dezembro. A principal agenda do presidente no estado será a oficialização da demarcação da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João.
O adiamento foi confirmado pelo secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena, mas a nova data ainda não foi definida. A expectativa é que Lula visite o estado entre os dias 4 e 5 de dezembro, período que coincide com a inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo.
Durante sua visita, Lula deve anunciar um pacote de políticas públicas voltadas para a população indígena. Entre as ações previstas estão a entrega de reformas em escolas e benefícios do programa Minha Casa, Minha Vida. Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo federal com os direitos dos povos originários.
Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um acordo histórico que pôs fim ao conflito fundiário entre indígenas e fazendeiros em Antônio João. Como parte do acordo, o governo federal confirmou, no dia 12 de novembro, o depósito de R$ 27 milhões para indenizações. A última fazendeira que ocupava áreas em conflito deixou a região dois dias depois.
