O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou, nesta segunda-feira (18), a suspensão dos direitos políticos da CA Investment S.A., acionista minoritária da Eldorado Brasil Celulose, instalada em Três Lagoas, MS. A medida foi tomada em meio a uma disputa bilionária entre a Paper Excellence, controlada pelo empresário indonésio Jackson Widjaja, e a J&F Investimentos, controladora da Eldorado.
A decisão impede a Paper de votar em assembleias e participar de decisões estratégicas da empresa, deixando a J&F com o controle total. A Eldorado acusa a CA Investment de práticas anticompetitivas, como dificultar o desenvolvimento da concorrente e criar um conflito de interesse ao tentar estabelecer operações próprias no Brasil.
O Cade iniciou a investigação em outubro e converteu o procedimento preparatório em inquérito administrativo. A medida visa proteger a livre concorrência no mercado de celulose. A disputa entre J&F e Paper começou em 2017, após a venda de 49% da Eldorado por R$ 14 bilhões, e envolveu batalhas judiciais e questionamentos administrativos, incluindo a validade da compra do controle por uma empresa estrangeira.
A decisão do Cade cabe recurso e será revisada ao longo da investigação. Além disso, uma audiência de conciliação ocorrerá no STF para tentar resolver o conflito entre as partes.