|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (15) que acredita que a guerra na Ucrânia poderia terminar mais rapidamente sob a liderança de Donald Trump, caso o republicano seja eleito presidente dos Estados Unidos. Durante uma entrevista, Zelensky elogiou a conversa que teve com Trump, destacando que, apesar de temer uma possível redução no apoio militar dos EUA à Ucrânia, o ex-presidente demonstrou uma abordagem que poderia acelerar o fim do conflito.
"Não há dúvida de que a guerra terminará mais rápido com as políticas da equipe que assumirá a Casa Branca. Essa é a abordagem deles, sua promessa à sociedade", disse Zelensky. O presidente ucraniano ainda afirmou que não sabia precisar a data exata, mas que a guerra certamente acabaria sob essa gestão.
Zelensky relatou que teve uma "interação construtiva" com Trump durante uma conversa por telefone, após a vitória do republicano nas eleições presidenciais dos EUA. Segundo o líder ucraniano, Trump ouviu atentamente os pontos de apoio da Ucrânia, sem demonstrar discordância em relação à posição do país.
Trump, que já havia questionado a alocação de bilhões de dólares em ajuda militar dos EUA à Ucrânia, tem se vantado de que poderia encerrar a guerra em um único dia, embora ainda não tenha detalhado como faria isso. Nesta sexta-feira, o presidente eleito reiterou sua promessa de trabalhar "muito duro com a Rússia e a Ucrânia" para que o conflito chegue ao fim.
Entretanto, a Ucrânia expressa preocupação com a possibilidade de o apoio dos Estados Unidos diminuir, em um momento crítico para suas forças no front de batalha. Além disso, o país teme ser pressionado a aceitar um acordo que envolva concessões territoriais à Rússia. (Informações G1)
