|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, chegou à Ucrânia neste sábado (16), onde se reunirá com o vice-ministro ucraniano Andrii Sybiha para reafirmar o apoio de Tóquio à Kiev, em meio à invasão russa. A visita ocorre em um contexto de crescente preocupação do Japão com a colaboração militar entre Rússia e Coreia do Norte.
Nos últimos meses, a Coreia do Norte tem enviado auxílio militar à Rússia, incluindo munições, mísseis balísticos e, mais recentemente, o envio de 11 mil soldados, com 8 mil posicionados na região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia. Os Estados Unidos alertaram que o Kremlin pode estar se preparando para integrar as tropas norte-coreanas ao conflito, possivelmente já nos próximos dias.
Essa movimentação ocorre após a Coreia do Norte ter ratificado um acordo de parceria estratégica com a Rússia, incluindo assistência mútua em caso de agressão armada. A previsão é de que, em caso de um ataque ucraniano ao território russo, o Kremlin invoque o pacto, legitimando o envio de reforços norte-coreanos à guerra.
O aumento do envolvimento militar da Coreia do Norte com a Rússia levanta o temor de uma escalada do conflito, com a possibilidade de ele se expandir para uma guerra multirregional, envolvendo também a península coreana. Em resposta, o governo sul-coreano já anunciou que tomará medidas firmes, caso o apoio militar da Coreia do Norte à Rússia continue.
A visita de Iwaya à Ucrânia também sublinha a preocupação do Japão com a situação geopolítica na região e seu comprometimento com o apoio a Kiev na luta contra a invasão russa. (Informações SBT News)
