Uma foto do argentino Javier Milei ao lado do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e do bilionário Elon Musk foi publicada pelo Governo Argentino na manhã desta sexta-feira (15). Milei se tornou o primeiro chefe de estado latino-americano a se encontrar com o republicano, cerca dez dias após a vitória de Trump na eleição. Na foto, também aparecem a secretária-geral da Presidência da Argentina, Karina Milei e o chanceler do país, Gerardo Werthein.
Milei embarcou para os EUA para participar da conferência conservadora CPAC, em Mar-a-Lago, resort de luxo do americano na Flórida.
Milei fez um discurso em espanhol ao lado de Trump de cerca de 12 minutos. O presidente argentino saudou o republicano e afirmou que Musk "salvou a humanidade" com seu trabalho no X.
De forma mais abreviada, Trump agradeceu a presença do argentino e elogiou o trabalho do aliado à frente do país sul-americano. O jornal o Clarin destaca a frase de Trump, dizendo que o trabalho de Melei na argentina é incrivel, nas palavras do republicano.
O argentino tem interesse com o presidente americano sobre um Tratado de Livre Comércio entre os dois países. A viagem também serve para acelerar as negociações para um novo empréstimo do Governo Argentino junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A argentina tem um dívida de US$ 44 bilhões com o FMI e é tida a maior devedora do fundo. (CBN)