A Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), considerada um polo importante na oferta de alimentos no estado, também se destaca pelo compromisso com a gestão ambiental e o reaproveitamento de resíduos. Em 2023, o órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), destinou 921.714 quilos de resíduos para reaproveitamento.
Desses 921 toneladas, 68% (628 mil quilos) correspondem a resíduos orgânicos, como frutas, legumes e verduras estragadas ou vencidas, que foram transformados em adubo para a melhoria da qualidade do solo. Outros 17,9% (165 mil quilos) foram embalagens de papelão e materiais recicláveis, encaminhados para processos de reciclagem.
Entre janeiro e setembro de 2024, a Ceasa/MS já destinou 730 mil quilos de resíduos para reaproveitamento. Deste total, 57,8% (422 mil quilos) são de matéria orgânica, enquanto 17,4% (127 mil quilos) correspondem a embalagens de papelão.
Esse trabalho reflete o compromisso da Ceasa/MS com a sustentabilidade e com a redução de impactos ambientais, promovendo o reaproveitamento de resíduos gerados pela comercialização de alimentos no estado.