|
Hoje é Domingo, 15 de Fevereiro de 2026.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizará uma série de visitas a dois países latino-americanos em novembro, com uma agenda voltada para questões ambientais, direitos trabalhistas e cooperação internacional. A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (7) que Biden viajará ao Peru de 14 a 16 de novembro e, em seguida, estará no Brasil de 17 a 19 de novembro.
A primeira parada de Biden será em Manaus, na Amazônia, onde ele visitará a floresta tropical. Durante a visita, que será a primeira de um presidente americano à região, Biden se reunirá com líderes locais, indígenas e outras figuras que atuam na proteção do ecossistema amazônico. A viagem reforça o compromisso do governo dos Estados Unidos com a preservação ambiental e a defesa da Amazônia, considerada vital para o equilíbrio climático global.
Em sua segunda parada, no Rio de Janeiro, Biden se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à margem do encontro do G20. A Casa Branca informou que o objetivo do encontro será fortalecer a parceria entre os dois países, especialmente nas áreas de direitos dos trabalhadores e energias renováveis. O governo americano destacou o interesse de Biden em colaborar com países em desenvolvimento, buscando valores e objetivos comuns, particularmente no combate às mudanças climáticas e na promoção de uma economia verde.
Telefonema entre Biden e Lula
Na tarde desta quinta-feira (7), Biden e Lula tiveram uma conversa telefônica em que o presidente americano parabenizou o Brasil pelo sucesso de sua liderança no G20 e elogiou os avanços do governo brasileiro na melhoria dos direitos dos trabalhadores e no combate à fome e à pobreza. Além disso, Biden expressou votos de uma recuperação completa ao presidente brasileiro, que recentemente sofreu uma queda e sofreu um corte na nuca.
Os dois líderes também concordaram em manter um contato estreito para aprofundar a cooperação bilateral em áreas de interesse mútuo, incluindo as questões ambientais e trabalhistas.
