Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a Poliomielite, popularmente conhecida como as "gotinhas", passa a ser exclusivamente injetável em Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (4). A nova recomendação estabelece que o esquema vacinal completo será composto por três doses iniciais e um reforço, aplicados entre os dois e 15 meses de idade.
Ana Paula Goldfinger, coordenadora de imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), explica que o Estado organizou uma logística reversa para recolher todas as vacinas orais, que agora serão retiradas pelo Ministério da Saúde.
"Já temos doses disponíveis da vacina injetável. Não interrompemos a oferta, apenas suspendemos os reforços temporariamente para evitar erros de imunização, pois o reforço era feito com a pólio oral, a gotinha. Após um mês de ajuste, as doses primárias continuaram sendo aplicadas," afirmou Goldfinger.
Nova configuração do esquema vacinal
A mudança, válida em todo o Brasil, começou oficialmente no dia 4 de novembro e faz parte da Campanha “Aluno Imunizado” do Governo de Mato Grosso do Sul.
O novo esquema vacinal será o seguinte:
Com essa mudança, deixa-se de utilizar a gotinha (VOP) nos reforços, passando a vacina injetável a ser a única forma de imunização contra a Poliomielite.