Em apoio à campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Atenção à Saúde do Homem, realizará nesta terça-feira (5) o ‘Seminário Novembro Azul’ no auditório da Unigran Capital, em Campo Grande. O evento é destinado aos profissionais de saúde dos 79 municípios do estado e tem como objetivo promover discussões e reforçar o planejamento de ações para uma atenção integral à saúde masculina.
Fernanda Lamera, gerente de Atenção à Saúde do Homem da SES, destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para garantir uma vida longa e saudável. “Cuidar da saúde é fundamental para todos, e com os homens não é diferente. Muitas vezes, os homens evitam procurar ajuda médica e acabam negligenciando sinais importantes do corpo. Nosso papel, enquanto gestores de saúde, é conscientizar e incentivar essa população a adotar uma atitude preventiva, não só em relação ao câncer de próstata, mas também em relação a outras doenças que afetam gravemente os homens, como doenças cardiovasculares, câncer bucal e doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou.
O seminário abordará medidas preventivas e orientações para a detecção precoce de diversas condições que afetam a saúde masculina, além de discutir temas como Saúde do Homem e Longevidade, Saúde do Homem na Atenção Primária, e incluirá uma palestra sobre Prevenção contra Acidentes de Trânsito.
“Durante o Novembro Azul, reforçamos a importância de incluir o cuidado com a saúde na rotina, sem tabus e preconceitos. Fazer exames periódicos, observar mudanças no corpo, adotar hábitos de vida saudáveis e buscar ajuda médica sempre que necessário são atitudes que podem salvar vidas. Queremos que os homens se sintam acolhidos e motivados a cuidar de si mesmos, sabendo que a saúde integral é um direito e uma prioridade”, completou Fernanda.
Sobre o Novembro Azul
O Novembro Azul é um movimento internacional que visa a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. O Ministério da Saúde aproveita a campanha para abordar a saúde do homem de forma abrangente, enfatizando a necessidade de cuidados preventivos e incentivando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).