|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
Na corrida pela presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o prefeito reeleito de Itaquirai, Thalles Tomazelli (PSDB), tem como prioridade aproximar as prefeituras da instituição e fortalecer as gestões municipais. Entre suas propostas, destacam-se a criação de programas de capacitação contínua para prefeitos e servidores e a inclusão de discussões fundamentais, como o impacto da reforma tributária.
"Não podemos esperar surgir uma capacitação. Precisamos identificar novidades e exigências para as prefeituras e garantir esse acesso", afirma Tomazelli, destacando que o aprendizado contínuo beneficiará tanto o Estado quanto os municípios. Um dos focos dessa capacitação será a prestação de contas em tempo real, uma exigência do Tribunal de Contas, que, segundo ele, ainda apresenta desafios para muitas administrações.
Tomazelli também pretende formar uma comissão para acompanhar a reforma tributária e esclarecer seus impactos para os municípios. “A reforma ainda é muito obscura para todos. Queremos uma discussão ampla e bem-informada para apoiar os gestores nessa transição”, explica.
Outro projeto central é a criação de uma diretoria de cidadania na Assomasul, com foco em assistência social e atendimento direto às demandas locais. “Queremos uma diretoria que consiga enxergar e resolver as dificuldades de cada município,” detalha Tomazelli, ressaltando que a iniciativa se inspira na estrutura do Governo do Estado.
A composição de sua chapa priorizará a representatividade partidária e regional, além de incluir prefeitas eleitas para garantir uma liderança que reflita a diversidade de Mato Grosso do Sul. "Nunca tivemos uma eleição com 13 mulheres prefeitas eleitas; queremos conversar com todas e assegurar uma gestão que respeite as diferentes realidades e necessidades das regiões”, finaliza Tomazelli.
