|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou sua viagem a trabalho à Europa, que estava programada para esta segunda-feira (4), em atendimento a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Haddad teria visitado França, Reino Unido, Alemanha e Bélgica durante cinco dias para se encontrar com autoridades e investidores.
A decisão de cancelar a viagem ocorreu em meio à pressão do mercado financeiro por um pacote de revisão de gastos públicos, um tema que tem dominado as discussões da equipe econômica nas últimas semanas. Os detalhes das novas medidas ainda estão em análise e não foram divulgados, contribuindo para a instabilidade nas finanças do país, refletida na forte alta do dólar comercial, que fechou a última sexta-feira (1º) a R$ 5,87. Este valor representa o segundo maior patamar histórico, perdendo apenas para os R$ 5,90 registrados em 13 de maio de 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19.
Em nota, o Ministério da Fazenda informou que Haddad permanecerá no Brasil para tratar de questões internas e que a viagem à Europa será reagendada para um momento mais oportuno.
