|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
A eleição presidencial dos Estados Unidos ocorre oficialmente nesta terça-feira (5), com cerca de 77 milhões de votos antecipados já registrados. Mesmo assim, os candidatos Kamala Harris, pelo Partido Democrata, e Donald Trump, pelo Partido Republicano, intensificarão suas agendas nesta segunda-feira (4) para atrair eleitores de última hora.
Agenda dos Candidatos
Kamala Harris dedicará todo o dia à Pensilvânia, estado-chave com 19 votos eleitorais. A vice-presidente planeja visitar áreas da classe trabalhadora, como Allentown, e encerrar o dia com um comício em Filadélfia, acompanhado de celebridades como Lady Gaga e Oprah Winfrey.
Donald Trump, por sua vez, fará uma maratona de comícios em três estados, começando em Raleigh, na Carolina do Norte. Ele passará pela Pensilvânia com eventos em Reading e Pittsburgh, e finalizará sua campanha com um comício noturno em Grand Rapids, Michigan.
Contexto Histórico
Uma vitória concederia a Trump o título de primeiro presidente a retornar ao cargo após ser condenado criminalmente, devido ao julgamento de suborno em Nova York. Caso eleito, ele também poderá encerrar outras investigações federais contra ele. Trump pode se tornar o segundo presidente na história a ocupar mandatos não consecutivos na Casa Branca, após Grover Cleveland no final do século XIX.
Kamala Harris disputa a chance de ser a primeira mulher, primeira mulher negra e primeira pessoa de ascendência sul-asiática a presidir o país, continuando a quebra de barreiras que iniciou ao se tornar vice-presidente sob a gestão de Joe Biden.
Estados Decisivos
O resultado da eleição deverá ser decidido em sete estados considerados “pêndulo”. Trump venceu Pensilvânia, Michigan e Wisconsin em 2016, mas viu esses estados irem para Biden em 2020. Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada compõem o mapa de estados cruciais para definir o futuro ocupante da Casa Branca. (Com informações da Associated Press)
