A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Primeira Delegacia de Polícia de Naviraí, com apoio de outras forças de segurança, especialmente da Polícia Militar de Cascavel, no Paraná, realizou uma grande operação que culminou na apreensão de uma grande quantidade de drogas e na prisão em flagrante de um suspeito por tráfico interestadual de drogas.
As investigações tiveram início na manhã do dia 1º de novembro de 2024, por volta das 6h, após a Polícia Civil de Naviraí receber uma denúncia de que um trator havia sido deixado no pátio de um posto de gasolina desativado. Esse trator estaria sendo utilizado como meio de transporte para drogas entre estados. Ao chegar ao local indicado, os policiais encontraram um trator da marca VALMET, modelo 85, de cor amarela e em péssimo estado de conservação. No entanto, algo chamou a atenção: os dois pneus traseiros do trator eram novos, contrastando com as condições gerais do veículo.
Diante dessa observação, foi iniciada uma operação policial e intensificadas as diligências. As investigações identificaram um homem, identificado como F.Z., de 33 anos, que teria contratado um caminhão-guincho para transportar o trator até Ventania, no Paraná, utilizando para seus deslocamentos um veículo VW/POLO branco, alugado.
Durante a apuração, várias diligências foram realizadas na tentativa de localizar o proprietário do trator, mas sem sucesso. Com fortes indícios de que a denúncia era verdadeira, os agentes decidiram encaminhar o trator para uma borracharia, onde os pneus traseiros foram desmontados. No interior dos pneus, foram encontrados 230 tabletes de maconha, pesando cerca de 198 kg, e 79 pacotes de skunk, pesando 56 kg, ambos acondicionados com fita adesiva.
Em situação de flagrante e diante da suspeita de fuga, foi emitido um alerta para as forças de segurança locais e dos estados vizinhos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que havia abordado o suspeito no posto operacional da cidade de Porto Camargo, Paraná, poucos minutos antes. Por volta das 16h, a Polícia Militar de Cascavel localizou e prendeu o suspeito em uma via pública da cidade. Durante a abordagem, o homem confirmou que contratou o caminhão-guincho para transportar o trator de Naviraí (MS) até Sertãozinho (SP).
Após a prisão, uma equipe da Polícia Civil de Naviraí foi enviada a Cascavel para escoltar o suspeito, que foi conduzido para o registro do auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico interestadual de drogas. O caso agora segue sob investigação para identificar outros possíveis envolvidos na operação de tráfico. (Com Informações da PCMS Nº DO BO NO SIGO: 2.285/2024 – 1 DP NAVIRAÍ).