|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
A quatro dias das eleições nos Estados Unidos, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris. Em entrevista ao canal francês TF1, realizada nesta sexta-feira (1º), Lula afirmou que a vitória de Harris é essencial para fortalecer a democracia americana.
“Sou amante da democracia. Acredito que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Somente uma democracia permite que um torneiro mecânico chegue à presidência da República por três vezes. Ela possibilita uma disputa civilizada de ideias entre os opostos, sem violência. Acredito que a vitória da Kamala nas eleições será muito mais segura para fortalecer a democracia nos Estados Unidos,” declarou o presidente.
As eleições nos EUA estão agendadas para a próxima terça-feira (5), e Kamala Harris disputará a presidência contra Donald Trump, que mantém proximidade com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
Durante a entrevista, Lula fez menção ao ataque ao Capitólio ocorrido após Trump perder as eleições para Joe Biden, ressaltando que “vimos o que foi o presidente Trump no final de seu mandato, promovendo aquele ataque ao Capitólio. Algo que parecia impensável nos EUA, que sempre se apresentaram ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu.”
