No último domingo (27), a agricultora Elaine Cristina Almeida da Silva, de Rondinha, no Rio Grande do Sul, ficou surpresa ao colher uma beterraba de 1 quilo em sua horta. A intenção inicial era preparar uma salada para o almoço em família, mas o tamanho do tubérculo chamou sua atenção, levando-a a pesar a hortaliça. Além da beterraba de 1 quilo, Elaine também encontrou outra pesando 544 gramas.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o peso comum da beterraba varia em torno de 200 gramas, com diâmetro de 8 a 10 centímetros. “Enquanto eu trabalhava, meu marido Cristiano e minha sogra Iliene foram até a horta e colheram a beterraba. O tamanho nos surpreendeu bastante. Já colhemos uma ainda maior, de 1,5 quilo”, relatou Elaine em entrevista ao Globo Rural.
Foto: Elaine Cristina Almeida da Silva/Arquivo pessoal
Elaine, que compartilha sua rotina no campo nas redes sociais, destaca que as hortaliças em sua horta não demandam muitos cuidados, apenas adubo orgânico é adicionado ao solo durante o cultivo. “Utilizamos esterco bovino, de aves, porcos, folhas, grama e silagem. Não há nada de especial que justifique esse tamanho”, explicou.
Após colher a beterraba, que estava firme e sem rachaduras, Elaine cozinhou o alimento na segunda-feira e serviu no almoço para seu esposo e os sogros, que também aproveitaram a salada nutritiva no dia seguinte.
Com mais beterrabas quase prontas para o consumo na horta, Elaine está ansiosa para descobrir se as próximas colheitas apresentarão hortaliças acima de 1 quilo. “Acredito que estejam grandes também, mas não com esse peso todo. Vamos pesar para ver”, finalizou.
A família de Elaine cultiva alface, tomate, rabanete e cenoura para consumo próprio, enquanto o repolho é produzido para venda.
Você sabia?
Foto: Reprodução/Guinness Boo
De acordo com o Guinness Book, a beterraba mais pesada do mundo foi registrada em 23 de maio de 2019, pesando impressionantes 23,995 quilos. O recorde pertenceu a Jamie Courtney-Fortey e sua família, do Reino Unido.