O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) prorrogou o prazo de inscrições para o processo eleitoral que selecionará entidades da sociedade civil para integrar o órgão no próximo mandato, de 2024 a 2027. As organizações interessadas agora têm até o dia 21 de novembro para se inscrever.
Estão disponíveis 11 vagas para representantes da sociedade civil no conselho. A Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, explicou que a decisão visa promover uma participação mais ampla e diversa. “A prorrogação é essencial para garantir maior representatividade, permitindo que mais organizações se preparem e apresentem suas propostas, ampliando a diversidade de vozes e interesses no CEDM”, destacou.
Para participar, as instituições devem comprovar pelo menos dois anos de funcionamento e atuação em defesa dos direitos das mulheres. É necessário preencher o requerimento de inscrição e anexar documentos que comprovem a atuação, incluindo:
Portfólio com até 10 páginas, contendo fotos e relatórios das atividades realizadas;
Recortes de matérias ou publicações online mencionando as ações da entidade;
Declaração de atividade emitida por órgãos governamentais ou instituições formalmente constituídas.
Os documentos exigidos devem ser enviados por Correios, com aviso de recebimento, à Comissão Eleitoral do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, localizada na Av. Ceará, nº 984, Vila Antônio Vendas, em Campo Grande, ou digitalizados em PDF e enviados para o e-mail mulheres@sec.ms.gov.br.
Sobre o CEDM
Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é um órgão paritário composto por 22 membros titulares – metade de representantes do Poder Público e metade da sociedade civil organizada. Sua missão é propor e monitorar políticas voltadas para a garantia dos direitos das mulheres, promovendo sua participação e integração no desenvolvimento social, político e cultural do estado.