|
Hoje é Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025.
A venda de ovos de tênia em formato de pílula pela internet tem gerado preocupações entre médicos, devido aos riscos significativos à saúde associados ao seu consumo. Relatos recentes indicam que uma jovem de 21 anos, na tentativa de emagrecer rapidamente, ingeriu pílulas contendo esses ovos e, algumas semanas depois, foi diagnosticada com lesões no cérebro, fígado e língua, além de múltiplos cistos em seu organismo.
As tênias são parasitas que podem se desenvolver no intestino humano após a ingestão de carnes mal cozidas. Embora possam provocar perda de peso ao se alimentarem do que o hospedeiro ingere, a ingestão de seus ovos pode levar a complicações graves, como a cisticercose, na qual os ovos entram na corrente sanguínea e se disseminam por diversos órgãos.
O gastroenterologista e professor de Medicina da Universidade Positivo (UP), Mauricio Chibata, alerta que, dependendo do órgão afetado, a infecção pode resultar em problemas cardiovasculares irreversíveis. Portanto, o uso desses produtos pode causar sérios danos à saúde e deve ser evitado.
