|
Hoje é Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), promoveu o “Seminário de Saúde Mental e Trabalho” no último dia 17 de outubro, no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento reuniu especialistas e autoridades para debater questões essenciais sobre a saúde mental dos trabalhadores, com foco em prevenção, promoção do bem-estar e reabilitação no ambiente de trabalho.

Os palestrantes enfatizaram a importância de criar espaços de trabalho que priorizem o bem-estar físico e mental dos funcionários, além da implementação de políticas voltadas à prevenção de doenças e acidentes de trabalho, áreas que ainda sofrem com a subnotificação de casos.

Maria Madalena Xavier de Almeida, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, destacou a relevância do seminário como um espaço de reflexão e troca de conhecimentos sobre a saúde mental dos trabalhadores. "As doenças relacionadas à saúde mental são subnotificadas devido à sua subjetividade. Nosso papel, enquanto vigilância, é promover ações em todas as áreas que compõem a RENASTT (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), para reduzir ou eliminar riscos e garantir ambientes de trabalho mais saudáveis", explicou.

O seminário reforçou a necessidade de integração entre estados, municípios e a União para melhorar a saúde no trabalho e garantir a qualidade de vida dos trabalhadores sul-mato-grossenses.
