|
Hoje é Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025.
A qualidade da água e o sistema de abastecimento operados pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) foram bem avaliados em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR). O levantamento, que ouviu 2.400 pessoas em 21 cidades do estado, revelou que 23,04% dos entrevistados classificaram a água fornecida como "ótima", enquanto 55,75% consideraram o serviço "bom".
Apenas 12,71% dos participantes avaliaram a qualidade da água como "regular", e a insatisfação foi mínima, com 2,96% considerando o serviço "ruim" e 1,63% como "péssimo". Além disso, 3,92% dos entrevistados relataram não utilizar o sistema de abastecimento.
O estudo também apontou que 96,08% das residências no estado possuem ligação de água tratada, e 82,58% contam com caixa d'água. Além disso, 56,92% dos usuários afirmaram não enfrentar problemas de falta de água, demonstrando a confiança no serviço prestado pela Sanesul.
Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, comentou os resultados, destacando os investimentos constantes da empresa. "Estamos continuamente investindo em melhorias na infraestrutura e adotando novas tecnologias para garantir o fornecimento de água de alta qualidade e um sistema confiável de abastecimento. Os resultados da pesquisa mostram nosso compromisso em prestar um serviço eficiente à população de Mato Grosso do Sul", afirmou.
Desafios no Saneamento Básico
No que diz respeito ao saneamento e à rede de esgoto, 62,71% dos entrevistados afirmaram estar conectados à rede da Sanesul, e 88,04% não enfrentaram problemas com o sistema de esgotamento. No entanto, 35,79% ainda não têm acesso ao sistema de esgoto, evidenciando os desafios para a universalização do serviço no estado.
"A universalização do saneamento é uma prioridade da Sanesul. Estamos cientes dos desafios e trabalhando intensamente para ampliar o acesso à rede de esgoto em todas as regiões, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com a Ambiental MS Pantanal", reforçou Marcílio.
Avanços e Investimentos
A pesquisa destaca tanto os avanços quanto as áreas que precisam de melhorias, especialmente no saneamento. O plano de investimentos da Sanesul, que tem o aval do governador Eduardo Riedel, visa a antecipação em dois anos da meta de universalização do saneamento, estabelecida para 2033, em conformidade com o novo marco legal. A prioridade do governo é garantir o acesso a serviços de qualidade e melhorar a infraestrutura de água e esgoto no estado.
O levantamento foi conduzido entre os dias 27 de julho e 3 de agosto de 2024, abrangendo cidades como Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, e outras regiões do estado.
