|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), será homenageado com a “Ordem do Mérito Aeronáutico” no grau de grande-oficial. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União, por meio de um ato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O decreto presidencial, que divulga a lista de homenageados, reafirma o presidente como Grão-Mestre da Ordem do Mérito Aeronáutico. Além de Riedel, a distinção será concedida a várias autoridades civis, incluindo as ministras da Saúde, Nísia Trindade Lima; das Mulheres, Aparecida Gonçalves; da Educação, Camilo Sobreira de Santana; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro. Também estão na lista o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, e o deputado federal Matheus Araújo Loiola.
A homenagem coincide com a comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado em 23 de outubro. Em 2024, a data marcará os 118 anos do primeiro voo do 14-Bis, realizado por Alberto Santos-Dumont em 1906 no Campo de Bagatelle, em Paris, homenageando assim os integrantes da FAB.
A “Ordem do Mérito Aeronáutico” visa reconhecer os militares da Aeronáutica que tenham prestado serviços excepcionais ao País, além de homenagear personalidades civis e militares e instituições, brasileiras ou estrangeiras, que contribuíram para a Aeronáutica. A honraria é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
