|
Hoje é Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua viagem à Rússia, prevista para este domingo (20), após sofrer uma queda em casa. A decisão foi tomada por orientação médica.
De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês de Brasília, Lula foi atendido após bater a cabeça em um acidente doméstico, resultando em pontos na região occipital, localizada na parte de trás da cabeça. A equipe médica, composta pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, recomendou que o presidente evite viagens aéreas de longa distância.
A equipe médica informou que o estado de saúde de Lula é "ótimo" e que ele permanece no Palácio da Alvorada, onde está mantendo sua agenda de trabalho "normal" em Brasília.
O presidente participaria da cúpula do Brics, programada para os dias 22 a 24 de outubro, que marcará a primeira reunião dos líderes do bloco após a sua expansão, decidida em agosto de 2023. O evento incluirá discussões sobre a criação de uma nova categoria de "países parceiros" no Brics.
Em comunicado, a assessoria do Palácio do Planalto destacou que Lula teve "um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração", mas que continuará a realizar suas atividades normalmente na capital.
Leia o boletim médico emitido neste domingo pelo Hospital Sírio-Libanês, assinado pelo diretor de governança clínica, Rafael Gadia, e pela diretora clínica, Luiza Dib:
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês - unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso na região occipital. Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagens aéreas de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento da equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio."
