|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
Em uma iniciativa alinhada ao conceito de governo digital, Mato Grosso do Sul recebe a Reunião dos Diretores Técnicos das Associadas (RDTE), que discute inovações tecnológicas no setor de informação. O evento, organizado pela ABEP-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), busca compartilhar casos de sucesso que possam ser implementados no estado, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao cidadão.
A reunião, que ocorre no Hotel Deville, em Campo Grande, conta com dois dias de programação intensa. Entre as atividades, estão palestras, apresentações e troca de experiências entre representantes de diversos estados, abordando temas de grande relevância, como inteligência artificial, segurança cibernética e transformações digitais. Essas inovações prometem trazer benefícios diretos à administração pública e melhorar os serviços prestados.

Robson Roberto Duarte, secretário-executivo de Transformação Digital e Inovação de Mato Grosso do Sul, enfatizou a importância do encontro para o intercâmbio de conhecimentos e soluções tecnológicas. “Esperamos que novas tecnologias surjam e que esses casos de sucesso de outros estados possam, em algum momento, ser adotados aqui, assim como compartilhar nossas próprias experiências. Um exemplo é a troca de informações sobre aplicações da inteligência artificial”, destacou Duarte.
O secretário também reforçou que Mato Grosso do Sul tem como pilar o conceito de "governo digital", o que amplia as oportunidades de modernização. “Com essa visão, promovemos a modernização do setor público por meio de novas tecnologias, mas sempre com foco no ser humano e no aprimoramento do atendimento ao cidadão”, acrescentou.

Kassius Vasconcelos, representante da ABEP-TIC e responsável pela condução do encontro, destacou a importância dos debates, que envolvem questões cotidianas da maioria dos estados. “Discutiremos temas internos que fazem parte do nosso dia a dia, como licenciamento, desenvolvimento de software e criação de aplicativos, cujas soluções já foram encontradas por muitos de nossos membros e agora podem ser compartilhadas”, afirmou.
A programação do evento inclui palestras sobre o uso da Inteligência Artificial na produção de aplicações, casos de sucesso na humanização do atendimento digital, além de temas como segurança cibernética, compliance e modernização da infraestrutura de TI. Essas discussões visam impulsionar a transformação digital nos estados, trazendo benefícios diretos para a gestão pública e os cidadãos.
