|
Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.
A partir desta sexta-feira, 18 de outubro, entram em vigor novas diretrizes para o fomento da atividade de podologia no Estado de Mato Grosso do Sul, conforme estabelecido pela Lei Estadual 6.324 de 2024, proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB).
De acordo com a legislação, os profissionais reconhecidos na área de podologia são:
Podólogo: profissional de saúde com formação superior em podologia, habilitado por um curso aprovado por órgãos competentes e regulamentado pelo Ministério da Educação.
Técnico de Podologia: profissional de saúde com formação de nível médio, qualificado em curso técnico de podologia também aprovado por órgãos competentes e regulamentado pelo Ministério da Educação.
A nova lei enfatiza ações para promover a podologia, incluindo a realização de palestras e cursos que esclareçam a profissão, além de direcionar a atuação dos podólogos para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, incentivando a formação de novos profissionais.
A deputada Mara Caseiro destacou que o papel do podólogo vai além da estética, abordando questões de saúde. "A podologia é uma área auxiliar da Medicina, focada no estudo, tratamento e prevenção de podopatias, que são doenças dos pés. Esses profissionais têm um profundo conhecimento sobre a anatomia, fisiologia e biomecânica do pé e do tornozelo, além das condições que os afetam, abrangendo especialidades como podopediatria, podogeriatria, pé de risco, podologia desportiva e podologia laboral", afirmou.
A parlamentar também ressaltou a importância desses profissionais na saúde pública, ao evitar complicações graves, como amputações, especialmente em pacientes diabéticos, e ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida. "A podologia é uma profissão essencial, e o estímulo e valorização dessa área em nível estadual são imprescindíveis", concluiu a deputada.
