|
Hoje é Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025.
Registros de filhotes da fauna local, a chamada "fofauna", renovam as esperanças no futuro do Pantanal, bioma que tem sido devastado pelos incêndios. Nesta semana, o biólogo e fotógrafo de vida selvagem Bruno Sartori Reis divulgou novas imagens de Dakari, uma jovem oncinha-pintada, filha de Surya. As duas vivem na região da Fazenda Caiman, em Miranda (MS).
Para o biólogo, que também atua como guia, a presença de filhotes no Pantanal é um sinal de recuperação do ecossistema. “É tão bom ver o Pantanal se recuperando aos poucos. Algumas chuvas começaram a cair, o verde está reaparecendo, as aves já estão carregando gravetos para construir seus ninhos, e nas últimas semanas, algumas onças surgiram com seus filhotes”, relatou Bruno em suas redes sociais.
Recentemente, Surya e sua filhote, Dakari, também foram filmadas pelo biólogo e guia de safári Marcos Ávila. Em um dos vídeos, é possível ver a mãe chamando a atenção da pequena para que a siga. Em outro momento, as duas descansam à sombra, uma cena que contrasta com a devastação causada pelo fogo.
O Pantanal sul-mato-grossense, que este ano já viu 2,3 milhões de hectares consumidos por incêndios – a maioria provocada pela ação humana, segundo investigações –, encontra alívio ao ver a sobrevivência dessas pequenas vidas. A presença de animais como Surya e Dakari é um símbolo de resiliência e renovação para o bioma.
