| Hoje é Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024.

Mauro Vieira espera que conversa de Biden e Netanyahu reduza violência no Oriente Médio


Benjamin Netanyahu e Joe Biden | Reprodução Por: Editorial | 09/10/2024 16:01

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, expressou nesta quarta-feira (9) a expectativa de que a conversa marcada entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contribua para a diminuição da violência nos conflitos em curso no Oriente Médio.

Há apreensão quanto a uma possível retaliação de Israel a um ataque iraniano ocorrido na semana passada, embora o incidente não tenha deixado vítimas fatais. "Espero que o diálogo entre o presidente Biden e o primeiro-ministro Netanyahu traga resultados, assim como o governo russo, em suas interações com o Irã, ajude a conter novos ataques ou ações militares. Ninguém sai vitorioso com essa escalada, apenas há mais mortes e destruição, inclusive de infraestrutura", destacou Vieira.

Israel tem intensificado suas ofensivas em Beirute, no Líbano, que já resultaram em cerca de 2 mil mortes. Em resposta aos ataques tanto no Líbano quanto na Palestina — com a guerra na Faixa de Gaza completando um ano na última segunda-feira (7) —, o Irã retaliou com o lançamento de mísseis balísticos contra Tel Aviv.

Em declaração nas redes sociais, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian enviou um alerta: "não mexam com o Irã". Ele ainda classificou o ataque como "legal" e "legítimo".

Brasil reforça papel de mediador e continua operação de resgate

Mauro Vieira reiterou a disposição do Brasil em atuar como mediador pela paz na região. "O número de mortos no conflito na Palestina já ultrapassa 41 mil. No Líbano, são mais de 1,2 milhão de deslocados e mais de 2 mil mortos. O Brasil, pela sua tradição diplomática, busca evitar e combater essa tragédia. Estamos sempre prontos para dialogar com qualquer nação que deseje uma solução pacífica e negociada para essas diferenças", afirmou o chanceler.

Diante da escalada de confrontos em Beirute, o Brasil já repatriou 456 cidadãos e continuará realizando operações de resgate nas próximas semanas.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: