Polícia Civil apreende fuzis e carabinas em operação contra tráfico e crime organizado em Aguaí
Oito fuzis e duas carabinas foram apreendidos em Aguaí, interior de São Paulo, em uma operação da Polícia Civil. As autoridades suspeitam que as armas estavam destinadas a grupos criminosos envolvidos em ações do "novo cangaço", um tipo de crime que envolve a dominação de cidades para o roubo de bancos e carros-fortes.
Entre os fuzis apreendidos, três pertencem ao Exército da Bolívia, de acordo com informações da polícia. Os armamentos foram encontrados em embalagens na caçamba de um caminhão, que também transportava mais de 1.500 quilos de cocaína. Três homens foram detidos no local da apreensão.
O caminhão foi localizado em um sítio pertencente a Carlos Henrique Valente Mariano, de 43 anos, um dos suspeitos identificados. Investigadores acreditam que as armas e a droga tenham chegado à propriedade pela rota de Mato Grosso.
Outro detido na operação, Marcelo Eduardo Nogueira de Souza, de 31 anos, conhecido como "Alemão", já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas em Mato Grosso. A polícia alega que o sítio em Aguaí funcionava como um entreposto para a distribuição de drogas para diversas cidades brasileiras. Alemão seria responsável pela logística do tráfico e contava com a ajuda de Tiago Herculano Silva, de 27 anos, que também foi preso.
Carlos Mariano, dono do sítio, possui um histórico criminal por porte ilegal de arma em situações semelhantes, quando armamentos foram encontrados em uma de suas propriedades. (Informações Folhapress)