| Hoje é Sábado, 21 de Dezembro de 2024.

Falta de feijão-carioca de boa qualidade reduz negócios do setor

Ampliar
Foto: Ricardo Tobaldini / Flickr Por: Editorial | 07/10/2024 16:19

As transações envolvendo feijão-carioca caíram significativamente nos últimos dias, devido à escassez de lotes com boa qualidade, de acordo com o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe). O órgão destaca que não há registros de feijão-carioca com boa umidade, peneira adequada e coloração nota 9 ou superior sendo comercializado por menos de R$ 250. As cargas mais recentes apresentam defeitos que afetam diretamente os preços praticados.

Nos últimos dez dias, foi observado um volume expressivo de feijão-carioca nota 6, remanescente da safra de 2023, sendo vendido no mercado. Mesmo com preços mais atrativos, esses lotes mais antigos continuam em circulação, competindo com feijões de melhor qualidade em períodos de menor demanda, o que ajuda a conter a alta nos preços, explica o Ibrafe.

Outro fator que mantém os valores controlados é a preferência de parte dos consumidores por produtos mais baratos, independentemente da qualidade. "Esses lotes antigos e de menor qualidade acabam exercendo pressão sobre o mercado, limitando a valorização do feijão-carioca de melhor qualidade", ressalta a entidade.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: