O Governo de Mato Grosso do Sul está investindo em um desenvolvimento que vai além do crescimento econômico imediato, com foco no futuro das próximas gerações. A estratégia adotada pelo governador Eduardo Riedel envolve ações e obras estruturantes que buscam melhorar a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.
A atual fase de crescimento em diversas áreas, principalmente impulsionada pela agroindustrialização, tem sido o motor das obras em execução e dos projetos futuros. Lideradas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), essas iniciativas visam interligar as regiões do estado, atraindo capital privado e promovendo o desenvolvimento nos municípios, onde a população vive e trabalha.
"Estamos pensando no longo prazo, com obras estruturantes que atraem investimentos privados e preparam Mato Grosso do Sul para os próximos 30 anos. Nosso foco está em áreas como rodovias, aeroportos e a integração do estado com outras regiões e países, sempre com ações ágeis que tragam resultados concretos para a população", explicou o secretário Guilherme Alcântara de Carvalho, em entrevista na sexta-feira (4).
Em 2023, o governo estadual investiu mais de R$ 2,3 bilhões em infraestrutura, e para 2024, o montante previsto é de R$ 2,5 bilhões. Até 2026, os investimentos devem alcançar R$ 5 bilhões, abrangendo não apenas rodovias e obras urbanas, mas também setores essenciais como saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer. Entre as principais obras em andamento está a restauração e construção de rodovias, fundamentais para o escoamento de cargas no estado, que representa dois terços do tráfego nas estradas.
Um dos maiores projetos, com apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), envolve US$ 200 milhões para restaurar mais de 800 km de estradas. Além disso, um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 2,3 bilhões, permitirá novas pavimentações e a restauração de rodovias, incluindo 800 km em 14 estradas estaduais. O governo estadual dará uma contrapartida de R$ 300 milhões.
Outro projeto de grande importância é a "Rota da Celulose", que prevê a concessão de rodovias estaduais e federais para o desenvolvimento da região da Costa Leste do estado. O leilão dessas concessões, que ocorrerá na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) em dezembro, inclui as rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além de trechos das federais BR-262 e BR-267.
Além das grandes obras rodoviárias, o programa Municipalismo Ativo tem impulsionado o desenvolvimento das cidades. Em 2024, foram firmados 113 convênios com prefeituras, totalizando R$ 427 milhões, com grande parte dos recursos destinados à pavimentação asfáltica e drenagem urbana.
Para fortalecer ainda mais esse compromisso, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) já garantiu a licitação de 169 obras, somando R$ 1,1 bilhão. Essas ações reforçam a meta do governador Eduardo Riedel de pavimentar 100% dos municípios do estado, levando infraestrutura de qualidade para todas as regiões de Mato Grosso do Sul.