| Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.

Força Nacional reforça segurança nas eleições em terras indígenas de MS

Facebook WhatsApp
Ampliar
Reprodução/Correio do Estado Por: Editorial | 04/10/2024 16:21

A Força Nacional de Segurança Pública foi convocada para atuar em seções eleitorais situadas em terras indígenas nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, visando reforçar a segurança durante os dias de votação. A iniciativa foi solicitada pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), pela Polícia Federal e pelo governo do Rio Grande do Sul.

No Mato Grosso do Sul, as cidades que contarão com a presença da Força Nacional são Ponta Porã, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Douradina. No Paraná, o apoio será direcionado à Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira. Já no Rio Grande do Sul, as terras indígenas que receberão o reforço incluem Cacique Doble, Guarita, Passo Grande do Rio Forquilha, Nonoai, Três Palmeiras, Rio dos Índios e Gramado dos Loureiros.

A atuação da Força Nacional em qualquer parte do país está condicionada a uma solicitação formal dos governadores dos estados e do Distrito Federal, ou de ministros, e deve seguir um planejamento previamente estabelecido pelos órgãos que demandaram o apoio.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidatos autodeclarados indígenas aumentou nas últimas eleições municipais, especialmente em municípios que possuem áreas dentro de terras indígenas. Dados do portal de dados abertos do TSE revelam que, entre os oito prefeitos autodeclarados indígenas, apenas um foi eleito em município fora das áreas de proteção para povos originários. A autodeclaração como indígena para candidatos está disponível desde 2014.

(Informações da Folhapress).




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: