Mato Grosso do Sul apresentou um crescimento significativo de 15% em sua área de florestas plantadas em 2024, o maior índice registrado no Brasil em comparação com o ano anterior. Com investimentos confirmados de R$ 75 bilhões em seis plantas de celulose, o estado consolidou sua posição como o segundo maior em área de florestas plantadas no país, totalizando 1,5 milhão de hectares, dos quais 98% são destinados ao cultivo de eucalipto. Essa produção é voltada principalmente para a indústria de papel e celulose, que tem forte presença na região.

Os dados foram divulgados durante o 56° Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel da ABTCP, realizado em São Paulo, pelo secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Verruck destacou que o aumento de aproximadamente 275 mil hectares em florestas plantadas no último ano traz impactos econômicos expressivos para o setor. "A movimentação econômica se transforma, toda a estrutura necessária para sustentar uma área deste porte se modifica. Quem está na linha de frente entende o que isso representa", afirmou o secretário durante sua palestra no evento.

Mato Grosso do Sul também lidera o ranking nacional de municípios com maiores áreas de florestas plantadas. Ribas do Rio Pardo ocupa a primeira posição no Brasil, com 420,5 mil hectares de florestas plantadas. Três Lagoas segue em segundo lugar, com 311,9 mil hectares, enquanto Água Clara (163,1 mil hectares) e Brasilândia (150 mil hectares) ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Selvíria completa o grupo de destaque, na sexta posição, com 106,5 mil hectares.

"O eucalipto é o principal motor desses municípios, atraindo investimentos nacionais e internacionais. Grandes indústrias de celulose e papel, como Suzano, Eldorado Brasil, Bracell e Arauco, estão instaladas nessas regiões, consolidando Mato Grosso do Sul como um polo estratégico para o setor", ressaltou Jaime Verruck, destacando o potencial econômico e industrial gerado pelo cultivo dessas florestas.