|
Hoje é Domingo, 21 de Dezembro de 2025.
Uma bomba não detonada, lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, explodiu na quarta-feira (2) na área de taxiamento do Aeroporto de Miyazaki, no sudoeste do Japão. O incidente ocorreu minutos antes da decolagem de um avião com 93 passageiros, que havia passado pela mesma área momentos antes.
O local do acidente foi, durante a guerra, uma base aérea da Marinha Imperial Japonesa, alvo de ataques das forças norte-americanas entre 1939 e 1945. As Forças de Autodefesa do Japão confirmaram que o artefato explosivo tinha cerca de 250 quilos.
A explosão abriu uma cratera oval de quase 7 metros de comprimento e 1 metro de profundidade, lançando fragmentos de pavimento. Felizmente, ninguém se feriu.
O acidente provocou o cancelamento de 80 voos e gerou tumulto entre os passageiros no aeroporto, que só retomou suas operações no fim da noite. Este é pelo menos o terceiro caso de explosão de artefatos enterrados no aeroporto de Miyazaki, com incidentes semelhantes registrados em 2011 e 2021.
