|
Hoje é Domingo, 21 de Dezembro de 2025.
As Forças de Defesa de Israel emitiram, nesta quinta-feira (3), uma nova ordem de evacuação para os moradores do sul do Líbano, região que atualmente é palco de uma operação militar terrestre contra militantes do grupo extremista Hezbollah. Desta vez, a exigência de retirada foi estendida à cidade de Nabatieh, um dos maiores centros populacionais da área.
"Evacuem suas casas imediatamente. Vocês não devem ir para o sul. Qualquer movimento nessa direção pode colocá-los em perigo", dizia o comunicado oficial. Desde o início da semana, a ordem de evacuação já foi emitida para 52 cidades libanesas.
De acordo com as autoridades libanesas, mais de 1,2 milhão de pessoas já foram deslocadas de suas casas, buscando refúgio em meio aos alertas e bombardeios israelenses. Muitos têm seguido em direção à fronteira com a Síria, enquanto outros improvisam abrigos em praias e calçadas.
"Estamos correndo contra o tempo para abrigar essas pessoas. Existem iniciativas de países árabes, como Egito e Catar, e a França segue pedindo um cessar-fogo. No entanto, o lado israelense parece desconsiderar leis e resoluções internacionais", afirmou Nasser Yassin, ministro interino do Meio Ambiente do Líbano.
A ordem de evacuação ocorre em meio à escalada de ataques aéreos de Israel no sul do Líbano. Na noite de quarta-feira (2), um bombardeio atingiu um prédio residencial em Beirute, resultando na morte de sete pessoas, incluindo paramédicos. Esse foi o segundo ataque israelense na capital libanesa em menos de uma semana.
