| Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.

Aprovação do governo Lula cai para 51%

Facebook WhatsApp
Ampliar
Divulgação Por: Editorial | 02/10/2024 09:11

Uma nova pesquisa de avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgada nesta quarta-feira (2) pelo instituto Quaest, mostra que a aprovação da gestão caiu de 54% para 51%. Apesar da queda, a aprovação segue acima da rejeição, que subiu para 45%. Outros 5% dos entrevistados não souberam responder. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, de julho, a rejeição ao governo era de 43%, o que indica uma oscilação negativa de dois pontos percentuais para o presidente. O levantamento atual foi realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, com 2.000 brasileiros, e tem um índice de confiabilidade de 95%.

Os grupos que mais aprovam o governo são os moradores do Nordeste (69%), pessoas com até o ensino fundamental (62%) e aqueles que ganham até dois salários mínimos (62%). Já a rejeição é mais alta entre quem tem ensino superior incompleto ou mais (59%), recebe mais de cinco salários mínimos (57%), é branco (55%) ou evangélico (55%). No último grupo, onde Lula tem focado com projetos e pronunciamentos, a desaprovação subiu três pontos percentuais.

Na avaliação geral, 32% consideram o governo positivo, 31% o veem como negativo e 33% o avaliam como regular, configurando um "empate técnico" dentro da margem de erro. Em comparação com a pesquisa anterior, o índice positivo caiu quatro pontos percentuais, o negativo subiu um ponto e os que avaliam o governo como regular aumentaram em três pontos.

Quanto às expectativas, 30% dos entrevistados acham que o governo Lula está "melhor do que o esperado", enquanto 33% acreditam que é "pior que o esperado". Para a maioria (36%), a gestão está "nem pior nem melhor que o esperado".

A pesquisa também revelou que 24% dos brasileiros acreditam que o maior problema do país é a economia, uma alta em relação aos 21% registrados anteriormente. Violência (17%), questões sociais (16%) e corrupção (13%) também foram citados como grandes preocupações.

Outro dado relevante é que caiu de 51% para 38% o percentual dos brasileiros que acreditam que Lula está governando melhor que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao mesmo tempo, os que consideram ambos iguais subiram de 8% para 22%.

No campo econômico, 41% dos entrevistados afirmam que a economia piorou nos últimos 12 meses, enquanto 33% acreditam que houve melhora. Já 61% dizem que o poder de compra é menor do que há um ano, com apenas 18% afirmando que houve melhora.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: