A Polícia Militar Ambiental de Dourados, em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Paraná, realizou no dia 29 de setembro uma ação de patrulhamento fluvial no Rio Paraná, como parte da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras. A operação ocorreu dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, no município de Naviraí (MS), e resultou na prisão de um pescador amador flagrado praticando pesca predatória.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram na embarcação do infrator sete peixes da espécie pintado e quatro pacus, todos abaixo do tamanho mínimo permitido pela legislação federal para a pesca na calha do Rio Paraná. Além disso, o pescador havia excedido a cota permitida para pescadores amadores, que é de 10 kg mais um exemplar.
Diante das infrações, o pescador foi detido por capturar peixes abaixo da medida e em quantidade superior à permitida. De acordo com o Decreto Federal nº 6.514/08, que estipula penalidades mais severas para crimes ambientais em Unidades de Conservação, o infrator foi multado em R$ 3.600,00 e teve todos os seus equipamentos apreendidos, incluindo um barco de alumínio, um motor de popa e 55 kg de pescado.
O pescador foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, onde serão tomadas as providências legais cabíveis.