Um levantamento realizado pelo Instituto DataSenado, em parceria com a empresa Nexus, revela que 24% dos brasileiros afirmam ter perdido dinheiro nos últimos 12 meses devido a crimes digitais, como clonagem de cartão, fraudes online e invasão de contas bancárias. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30).
A pesquisa entrevistou 21.808 brasileiros com 16 anos ou mais, de todos os estados e do Distrito Federal, entre os dias 5 e 28 de junho deste ano. O estudo tem um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 1,22 ponto percentual para os resultados nacionais.
Enquanto 24% dos entrevistados relataram perdas financeiras devido a crimes cibernéticos, a maioria, 75%, afirmou não ter sido vítima de nenhum golpe digital no último ano.
Entre os estados, São Paulo lidera em número de vítimas, com 30% dos moradores relatando prejuízos. Em seguida, aparecem Mato Grosso do Sul (28%), Roraima (27%), Distrito Federal (27%) e Espírito Santo (26%). O Ceará, por outro lado, registrou o menor índice, com apenas 17% dos entrevistados relatando perdas financeiras devido a crimes digitais.