Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil resultou na apreensão de quase 30 toneladas de maconha nesta sexta-feira (27), na rodovia MS-156, em Amambai, Mato Grosso do Sul.
A carreta, com placas do Rio Grande do Sul, transportava uma carga de milho. No entanto, durante a vistoria, os policiais encontraram 28.280 quilos de maconha escondidos no veículo. Questionado pelas autoridades, o motorista revelou que receberia a carreta como pagamento pelo transporte, caso a operação criminosa fosse bem-sucedida. Ele afirmou que a droga foi carregada em Maracaju, MS, e tinha como destino Marau, no Rio Grande do Sul.
A apreensão é a maior já registrada no Brasil, superando um recorde anterior de 26 toneladas de maconha, que também foi realizada pela PRF em maio deste ano, entre as cidades de Iguatemi e Eldorado, no Mato Grosso do Sul. Naquela ocasião, a droga estava escondida em uma carga de milho e, além dos entorpecentes, foram apreendidas armas e munições. Duas pessoas foram presas e o carregamento seria transportado para Lajeado, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o inspetor Waldir Brasil, responsável pela PRF em Dourados, a apreensão histórica reflete o fortalecimento das operações de combate ao tráfico de drogas no País, demonstrando a importância da integração entre as forças policiais.