|
Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.
O conselho de administração da Arauco, gigante chilena do setor de celulose, aprovou nesta terça-feira (24) um investimento global de US$ 4,6 bilhões (cerca de R$ 25,1 bilhões) para a construção de sua primeira fábrica no Brasil, que será erguida no município de Inocência, Mato Grosso do Sul. O projeto, que marca uma nova fase de expansão da companhia, teve sua capacidade produtiva ampliada. Inicialmente planejada para produzir 2,5 milhões de toneladas anuais de fibra de eucalipto, a unidade agora será capaz de processar 3,5 milhões de toneladas por ano.
O principal fornecedor do Projeto Sucuriú será a empresa finlandesa Valmet, que ficará responsável por aproximadamente 50% do fornecimento industrial da unidade. O contrato inclui áreas-chave do processo produtivo, como a implementação de uma unidade de gaseificação para gerar biocombustível, caldeiras de recuperação química — a maior do mundo em capacidade — e uma caldeira de biomassa.

As operações na nova planta estão previstas para o último trimestre de 2027, embora a companhia tenha destacado que o cronograma pode sofrer ajustes conforme o desenvolvimento do projeto, que já se encontra em fase de terraplanagem.

Com sua conclusão, a fábrica da Arauco deverá superar em capacidade a recém-inaugurada planta da Suzano, localizada em Ribas do Rio Pardo, também no Mato Grosso do Sul, cuja linha de produção tem capacidade para 2,55 milhões de toneladas anuais.
