| Hoje é Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024.

SES lança 2ª edição da campanha “Saúde Vacina Mais” para imunizar trabalhadores da saúde em MS


Fotos: Marcus Moura Por: Editorial | 24/09/2024 15:34

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) deu início nesta segunda-feira (23) à 2ª edição da campanha “Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida”, voltada à vacinação dos trabalhadores da saúde. A iniciativa é realizada em conjunto com a Coordenadoria de Imunização (CDI), a Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública (CESP) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), com o objetivo de ampliar a proteção dos profissionais de saúde em meio ao aumento dos casos de COVID-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O gerente de Imunização da SES, Frederico de Moraes, destacou a importância da campanha ao reforçar a necessidade de proteção dos trabalhadores da área. “Muitas vezes, os profissionais de saúde não conseguem se vacinar durante o horário comercial, e essa ação busca suprir essa demanda. Até o dia 12 de outubro, haverá pontos de vacinação distribuídos em diversas regiões do Estado”, afirmou Moraes.

Na próxima quinta-feira (26), outra etapa da campanha será realizada na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), onde servidores da SES poderão se vacinar entre 8h30 e 11h. Entre os primeiros a receber a vacina estava o nutricionista Anderson Holsbach, que tomou a dose monovalente (XBB) da fabricante Moderna contra a COVID-19. Ele destacou a importância da adesão dos colegas. "A iniciativa facilita muito, trazendo a vacina ao nosso local de trabalho, o que nos ajuda a manter nossa imunização em dia", disse.

A campanha, que vai de 23 de setembro a 12 de outubro, busca garantir que os mais de 121 mil profissionais da saúde de Mato Grosso do Sul, conforme estimativa do Ministério da Saúde, estejam devidamente imunizados, especialmente aqueles que atuam em hospitais. A coordenadora estadual de Imunização, Ana Paula Goldfinger, reforçou a relevância da estratégia em um momento de alta nos casos de COVID-19 e SRAGs. "A campanha amplia o acesso às vacinas, já que muitos profissionais enfrentam dificuldade para chegar às salas de vacina, que estão concentradas na Atenção Primária", explicou.

Goldfinger também alertou que o cenário da COVID-19 continua desafiador, com circulação viral constante e surgimento de novas variantes, tornando essencial a atualização vacinal dos trabalhadores da saúde.

Durante a campanha, os profissionais poderão se imunizar contra a COVID-19 (vacina monovalente XBB), Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche (dTPa), além da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Os trabalhadores que atuam fora de hospitais deverão procurar as unidades de saúde da Atenção Primária nos municípios que aderirem à estratégia.

A vacinação será organizada por meio de ações "extramuros" em unidades hospitalares e centros de atendimento médico. As Coordenações Municipais de Imunização, em parceria com as direções dos hospitais, definirão cronogramas que facilitem o acesso à imunização.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: