Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil, em conjunto com a Perícia Criminal de Naviraí e o apoio da ENERGISA, deflagrou a operação "MEGAWATT", com o objetivo de combater furtos de energia elétrica e fraudes em medidores de imóveis em Naviraí. A operação foi conduzida pela Delegacia de Eldorado e envolveu duas equipes policiais, uma equipe de perícia técnica e equipes de expedição. Essas equipes realizaram mapeamentos e vistorias em 20 imóveis da cidade.
A ação foi motivada por dados fornecidos pela Energisa, que indicavam divergências de consumo de energia em diversos locais. Durante as fiscalizações, as autoridades confirmaram irregularidades e seis pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia. Elas responderão pelos crimes de furto de energia e estelionato, tipificados nos artigos 155, §3º e 171 do Código Penal.
De acordo com o Delegado Titular da Delegacia de Eldorado, Robilson Junior Albertoni, e Denise Simões, das Relações Institucionais da ENERGISA, o furto de energia, popularmente conhecido como "gato", pode gerar graves consequências, como acidentes fatais, incêndios e explosões. Esse tipo de fraude é a segunda maior causa de morte relacionada à energia elétrica no Brasil.
Além dos riscos à segurança, as fraudes sobrecarregam a rede elétrica, comprometendo a qualidade do serviço e gerando prejuízos financeiros que são repassados aos demais consumidores. Estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) indicam que as fraudes de energia no Brasil somam mais de 31,5 mil gigawatts, o suficiente para sustentar uma parte significativa dos imóveis no Estado do Mato Grosso do Sul.
As investigações continuam com o intuito de identificar outros pontos de irregularidades em Naviraí.