| Hoje é Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.

Em Nova York, Lula participa de eventos de Clinton e Bill Gates e tem reuniões bilaterais

Facebook WhatsApp
Ampliar
Lula fez discurso na Cúpula do Futuro, no domingo (22), e volta a falar na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça (24) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR Por: Editorial | 23/09/2024 15:59

Com o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU marcado para terça-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedica esta segunda-feira (23) a uma intensa agenda de reuniões bilaterais e eventos organizados por figuras influentes, como o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e o fundador da Microsoft, Bill Gates.

A primeira reunião bilateral de Lula está agendada para as 12h30 em Nova York (11h30 em Brasília), com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Este é o terceiro encontro entre os dois desde o início do atual mandato de Lula. Após a reunião, Scholz oferecerá um almoço de trabalho ao presidente brasileiro.

Durante a reunião, Lula deve abordar a reforma de instituições multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, uma de suas principais críticas, devido à falta de representatividade dos países do Sul Global. Lula também planeja discutir temas como a transição energética e o combate à fome, questões prioritárias para o Brasil na presidência do G20.

Acordo Mercosul-União Europeia

Às 15h (14h em Brasília), Lula se reunirá com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, para tratar do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. As negociações continuam travadas, principalmente devido à resistência da França em relação a questões agrícolas. O presidente brasileiro já criticou o que considera protecionismo dos produtores franceses.

Em março, durante uma visita ao Brasil, o presidente francês Emmanuel Macron reafirmou que a França não pode aceitar um acordo que adote regras ambientais e agrícolas menos rígidas do que as vigentes no país.

Crise no Haiti

Às 16h, Lula se encontrará com o primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille, para discutir a crise no país, que enfrenta o controle de grupos paramilitares e vive tensões intensificadas após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021.

Eventos internacionais

Além das reuniões diplomáticas, Lula participará de dois eventos de destaque. O primeiro é a cerimônia de premiação da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates. O segundo é a Iniciativa Global Clinton, liderada por Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos.

Discurso na Cúpula do Futuro

Lula também discursou neste domingo (22), durante a Cúpula do Futuro, na sede da ONU, em Nova York. Em seu pronunciamento, o presidente brasileiro defendeu o avanço das pautas ambientais, em meio às queimadas no Brasil, e criticou a falta de ação da ONU frente a violações de direitos humanos e ambientais, cobrando maior "vitalidade" da organização no combate às atrocidades globais.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: